sábado , 25 maio 2019
Capa » Artigos técnicos » Controle de calibração de instrumentos de medição
Controle de calibração de instrumentos de medição

Controle de calibração de instrumentos de medição

A calibração de instrumentos de medição e de testes é a garantia de um perfeito funcionamento, sendo esta uma das preocupações que o gestor da organização deve se encarregar. Quando você não dá a atenção devida, problemas de medição podem levar a diversos tipos de prejuízos para a sua empresa.

Para que você possa garantir o sucesso do seu negócio, é necessário ter o controle de calibração de instrumentos de medição. Essa calibração deve ser realizada periodicamente por um pessoal que seja especializado no assunto. Hoje falaremos mais a respeito da calibração de instrumentos de medição e também dos seus benefícios.

Controle de calibração de instrumentos de medição

Os instrumentos utilizados para realização de medições, precisam ser verificados dentro de um determinado período de tempo, de forma a garantir que estarão sendo exatos em suas medições. Os dispositivos quando precisam de ajustes devem ser reajustados conforme um padrão de desempenho aceitável. O desempenho da medição de um aparelho deve ser avaliado verificando se este continua adequado e eficaz para a sua finalidade.

Benefícios do controle de calibração de instrumentos de medição

Entre os benefícios de manter sempre um controle de calibração dos dispositivos utilizado para realizar medições dentro de um processo, podemos citar:

  • Evitar o desperdício de materiais
  • Redução do custo operacional
  • Mais segurança para a empresa e funcionários
  • Prevenção contra futuros erros

Mais sobre a calibração de instrumentos

A calibração tem como objetivo configurar, ou reconfigurar um dispositivo de forma que este forneça um resultado dentro de um intervalo esperado. É realizada uma comparação entre a medida padrão, e a medição dada pelo instrumento. Com o controle de calibração de instrumentos de medição, espera-se como objetivo final:

  • Verificar a precisão do instrumento que está sendo calibrado
  • Rastrear a medição

Se um dispositivo estiver descalibrado é realizado também o reparo do mesmo, o profissional que realizar esta operação precisa fornecer um relatório onde constará os erros de medições, antes e depois da calibração.

Conclusão

Nosso artigo de hoje teve como objetivo apresentar para você um pouco mais sobre a calibração de instrumentos de medição, a importância e o impacto desta atividade nas empresas. Esperamos que você tenha entendido um pouco mais sobre o assunto, se você gostou deste post não esqueça de compartilhá-lo com seus amigos. Um abraço e até a próxima.

Referências

http://www.addtherm.com.br/2017/03/21/calibracao-de-instrumentos-de-medicao/
https://normatec.eng.br/blog/5-beneficios-da-calibracao-em-instrumentos-de-medicao/

Fonte: Doctor Quality

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*