segunda-feira , 18 fevereiro 2019
Capa » GMP » Controle de umidade garante a eficácia dos medicamentos

Controle de umidade garante a eficácia dos medicamentos

A produção e comercialização de medicamentos seguem em ascensão no Brasil, mesmo em meio à crise. O último Anuário Estatístico do Mercado Farmacêutico realizado pela ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Sanitária revelou um faturamento de R$ 63,5 bilhões com a venda de remédios em 2016. O país ocupa o 8º lugar no ranking farmacêutico mundial e a estimativa é que em 2021 já seja o 5º do mercado.

Para manter o nível de produção e faturamento, é necessário cumprir uma série de exigências nacionais. Leis, portarias e regulamentações regem cada uma das fases, desde as pesquisas até os testes que comprovam sua segurança e eficácia. Os rígidos padrões na produção, estocagem e distribuição de remédios envolvem o controle de umidade.

Determinada pela ANVISA, a RDC nº17 de 16 de outubro de 2010 estabelece que além de iluminação, temperatura e ventilação, a umidade deve estar no nível apropriado para não afetar direta ou indiretamente a qualidade dos produtos. Existe até uma escala de valores de acordo com o medicamento que é produzido, em alguns casos a umidade relativa do ar não deve ultrapassar 20%.

Fora dos níveis ideais, ela é capaz de provocar manchas, alterações no formato, na cor de comprimidos e redução no volume de pomadas. Comprometer a integridade do produto e gerar problemas ao consumidor final está fora de questão quando o assunto é manter as Boas Práticas de Fabricação (BPF).

Além disso, a umidade em excesso desencadeia a ação de fungos, que também são responsáveis pela alteração da estrutura química dos remédios e pela proliferação de várias doenças.

Para evitar que esses efeitos nocivos atinjam os medicamentos produzidos pela Indústria Farmacêutica, é preciso conceber e estruturar laboratórios que contem com uma tecnologia capaz de controlar a temperatura e principalmente a umidade do ar. O desumidificador de ar é um grande aliado nesses momentos. Ideal para as áreas de produção e armazenamento, o uso do desumidificador de ar evita prejuízos financeiros para indústria e garante a qualidade do medicamento da produção à armazenagem.

Nosso cliente, a IMCD, líder em distribuição de especialidades químicas no Brasil, abrange diversos segmentos como o farma e o de cosméticos. Guilherme Marsi, responsável pela garantia de qualidade da matéria-prima atesta que o desumidificador é essencial para o controle da qualidade do produto e que faz toda a diferença. Confira o depoimento completo em (https://www.youtube.com/watch?v=r6K1K-9Xeww).

Quer saber mais dos benefícios que o desumidificador de ar pode trazer? Acesse:

https://www.thermomatic.com.br/aplicacoes/desumidificadores-para-industria-farmaceutica.html

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*