Chile foi o país escolhido como sede do encontro gratuito que reunirá 350 pessoas no dia 3 de setembro
Considerado uma referência na América Latina, o Congresso Analitica, que é realizado no principal evento da indústria química analítica da região, em São Paulo, agora ganha novos ares. O conteúdo qualificado do encontro será apresentado no Chile, no primeiro Analitica Road Show. A ideia da NürnbergMesse Brasil, que organiza a Analitica Latin America bienalmente no São Paulo Expo, é promover um debate sobre o segmento no ano em que não há o evento. Uma forma de fomentar o assunto e atualizar o mercado enquanto o grande encontro é aguardado.
A Analitica Latin America é a feira que reúne profissionais, empresas e organizações que estão envolvidos no campo da análise química, instrumental, laboratorial e de controle de qualidade. O Congresso, assim, debate temas dos mercados de alimentos, farmacêutico, combustíveis, energias alternativas e química verde.
A primeira edição do road show, que abordará todos esses assuntos, será realizada no dia 3 de setembro, em Santiago, no Chile, com expectativa de reunir gratuitamente mais de 350 participantes. “O Chile tem forte potencial para mineração, agricultura e hidrogênio verde”, explica Nadja Bento, diretora do portfólio de Life Science da NürnbergMesse Brasil. O grupo realizou uma pesquisa com mais de 20 empresas do segmento para entender a relevância do tema “química analítica” na América Latina. E percebeu que havia espaço para o evento.
O setor de hidrogênio verde (H2V) chileno, por exemplo, é um dos que mais se beneficiam do desenvolvimento da química analítica. Apesar do país, hoje, derivar 68% de sua energia de combustíveis fósseis, ele já se organiza para ser uma das nações que lideram a transição energética. Em 2020, o Chile lançou uma estratégia governamental com metas específicas para o setor, como produzir o H2V mais barato do planeta até 2030. O que deve impactar diretamente na mineração e na agricultura da região, devido à sua capacidade de fornecimento de energia limpa.
Entre os nomes confirmados no Analitica Road Show, está o de Lucia Mascaro, professora da Universidade Federal de São Carlos, que abordará justamente como o Hidrogênio de Baixo Carbono pode ser um dos caminhos para um planeta sustentável.
Já Ana Rita Nogueira, pesquisadora científica da Embrapa, vai palestrar sobre a química analítica na agropecuária e apresentar cases voltados ao desenvolvimento de métodos analíticos por técnicas espectroscópicas – que estuda a interação entre matéria e radiação -, aplicadas a amostras agronômicas, como solo, fertilizantes e alimentos.
Além delas, o Prof. Thiago Paixão, do Instituto de Química da Universidade de São Paulo, discutirá as novas tendências na fabricação de sensores químicos sustentáveis de baixo custo, com foco em métodos inovadores como impressão por laser, impressão 3D e impressão por jato de tinta. No mesmo painel, também serão discutidos novos processos de fabricação que buscam eficiência analítica, sustentabilidade e redução de custos.
Pedro Layton, diretor de vendas da SaaS Latam; Felipe Villalobos, Jamileth More e Soledad Riquelme, especialistas da PerkinElmer; e Claudia Papic Illanes, vice-presidente executiva da Câmara Nacional de Laboratórios, são outros nomes confirmados no evento.
Para conferir a programação completa, basta acessar o site. Pela página, também é possível se inscrever gratuitamente. As palestras serão ministradas em espanhol.
Serviço
Analitica Road Show – Chile
Local: Hotel Le Méridien Santiago
Endereço: Av. Libertador Bernardo O’Higgins 136, Santiago do Chile
Data: 03 de Setembro de 2024
Horário: Das 9 às 17h
Sobre a NürnbergMesse Brasil
A NürnbergMesse Brasil é uma subsidiária do Grupo NürnbergMesse e uma das maiores promotoras de encontros de negócios do país. Com um portfólio composto por mais de 10 eventos, todos líderes em seus mercados de atuação, a companhia movimenta diversos segmentos da economia nacional, com alto nível de profissionalismo e competência.
NürnbergMesse
O Grupo NürnbergMesse está entre os 15 maiores organizadores de encontros de negócios do mundo. Seu portfólio possui mais de 120 feiras e congressos internacionais. Anualmente, cerca de 30 mil expositores e mais de 1,5 milhão de visitantes participam dos eventos organizados pela multinacional, que está presente, por meio de suas subsidiárias, na China, América do Norte, Brasil, Grécia, Itália e Índia. O grupo ainda possui uma rede com cerca de 50 representantes, que operam em mais de 116 países.