Discussão sobre uso de canabidiol para fins terapêuticos no Brasil ganhou força com o lançamento do WNTC.
O uso da cannabis na medicina já é debatido há anos mundo a fora. No Brasil, os passos ainda são lentos. Em 2014, foram adotadas medidas para importação excepcional de produtos à base de Cannabis, possibilitando o registro de medicamentos com derivados da planta. Desde então, foram quase 7.700 pedidos de autorização excepcional para importação de remédios à base de Cannabis.
Em dezembro de 2019 que o assunto ganhou destaque e avançou na indústria brasileira, quando a Anvisa aprovou o uso de produtos à base de Cannabis para fins medicinais no Brasil. Com a decisão, estes produtos poderão ser vendidos em farmácias mediante apresentação de prescrição por profissional médico habilitado legalmente.
Outro fato que impulsiona a discussão do tema no País é o lançamento do Fórum WNTC (We Need to Talk about Cannabis). O encontro vai reunir grandes especialistas do assunto, indústria farmacêutica, empresas privadas e órgãos reguladores, como a Anvisa, para debater sobre esse mercado no Brasil e no mundo, além de analisar as oportunidades desta indústria para os próximos anos.
O Fórum acontece em junho, na FCE Pharma, encontro latino americano da indústria farmacêutica, e tem o apoio de grandes players, como o The Green Hub, a primeira aceleradora de startups de maconha medicinal no Brasil.
“A discussão sobre o uso medicinal da cannabis é fundamental para a consolidação de uma legislação específica no país com responsabilidade e eficiência, transformando conhecimento em práticas regulatórias inovadoras. Milhões de pessoas podem se beneficiar com o uso terapêutico dos canabinoides, essa pauta deve ser prioridade em toda a sociedade. Precisamos que essa discussão seja prioridade no Governo e no Congresso Nacional”, explica Marcel Grecco, sócio-fundador e CEO da empresa.
Não há como fugir, a cannabis medicinal é uma realidade e seus dígitos não param de crescer, por isso o evento se faz tão importante para ajudar o Brasil no avanço do tema, que já está bem desenvolvido em países da Europa e até no Estados Unidos. “O objetivo é trazer algo inovador que ainda é embrionário no Brasil. Esta indústria está crescendo e vai promover muitas oportunidades de negócios, precisamos estar preparados para este breve futuro”, complementa Nadja Bento, responsável pelo evento, organizado pela NürnbergMesse Brasil.
Serviço:
FCE Pharma
Data: 02 a 04 de junho de 2020
Horário: das 11 às 19h
Local: São Paulo Expo – Rodovia dos Imigrantes, km 1,5 – São Paulo