sexta-feira , 29 maio 2020
Capa » Farmácias » Como as farmácias estão enfrentando o novo coronavírus

Como as farmácias estão enfrentando o novo coronavírus

Startup curitibana, Hi Technologies, criou um guia completo para auxiliar farmácias e drogarias no combate ao COVID-19.

Curitiba, maio de 2020 – Em meio à pandemia, muitas pessoas vão a clínicas e hospitais, mas além deles, um dos lugares mais procurados no setor de saúde são as farmácias e drogarias. Em todo mundo, elas estão exercendo um papel fundamental no combate à pandemia, já que muitas vezes, esses locais são o primeiro ponto de contato do paciente com o sistema de saúde. A população passou a procurar, com maior frequência, o auxílio do farmacêutico para tirar dúvidas a respeito dos sintomas de infecções respiratórias como a COVID-19.

Para auxiliar nesse atendimento farmacêutico, o Hilab desenvolveu um Guia Completo contendo informações sobre como as farmácias estão lidando com a pandemia. O material servirá de base para que as farmácias façam o melhor trabalho possível no combate ao novo coronavírus. O guia traz dados de uma pesquisa que buscou entender como esses estabelecimentos estão mudando o atendimento nesse período. Também traz dicas sobre as melhores práticas para organizar o fluxo de atendimento na farmácia e começar a oferecer os testes para COVID-19. A pesquisa revelou que apenas 17% dos farmacêuticos entrevistados se sentem completamente seguros em repassar orientações aos pacientes com suspeita de infecção pelo novo Coronavírus

Presente nas principais farmácias do país, a Hi Technologies desenvolveu um teste rápido para Coronavírus (COVID-19), feito por meio do dispositivo Hilab, o menor laboratório do mundo. O teste auxilia na identificação de casos suspeitos, além de avaliar os critérios clínicos indicados pelo Ministério da Saúde. O Hilab é um laboratório portátil conectado à internet, e que funciona de forma simples, pouco invasiva, sem seringas e praticamente indolor. Primeiro, um profissional de saúde treinado faz um pequeno furo na ponta do dedo do paciente para coletar algumas gotas de sangue. Após a coleta, a amostra é colocada em contato com os reagentes dentro de uma pequena cápsula, que é depositada dentro do dispositivo que cabe na palma da mão.

O dispositivo, então, cria uma “versão digital” da amostra que é transmitida instantaneamente via internet para a equipe de biomédicos em um laboratório físico, localizado em Curitiba, no Paraná, onde especialistas, que contam com o auxílio de algoritmos de Inteligência Artificial (IA) própria, emitem um laudo em questão de minutos. O paciente recebe o resultado no smartphone via SMS ou email.

O exame de Coronavírus do Hilab detecta anticorpos IgM e IgG e já está sendo realizado em vários estados do Brasil. São quatro os possíveis resultados: IgM reagente e IgG não reagente; IgM e IgG reagentes; IgM e IgG não reagentes e IgM não reagente e IgG reagente.

As orientações que o profissional da saúde deve oferecer para o paciente estão todas detalhadas no laudo, que foi cuidadosamente elaborado para que pacientes possam interpretá-lo facilmente. O laboratório central Hilab também é responsável por notificar todos os casos positivos para a Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA.

Sobre a Hi Technologies:

Fundada pelos empreendedores Marcus Figueredo e Sérgio Rogal respectivamente CEO e CTO, a Hi Technologies começou com poucos recursos, mas não fez da falta de verbas uma barreira para seguir seu propósito de reinventar a tecnologia médica, criando produtos e soluções que ajudem a democratizar o acesso à saúde. Seu carro-chefe é um inovador laboratório de “bolso” conectado à internet, o Hilab, serviço de exames laboratoriais que usa inteligência artificial para acelerar o diagnóstico médico. Este serviço foi vencedor do prêmio Inova e Saúde em 2018 pela ABIMO (Associação Brasileira da Indústria de Artigos e Equipamentos Médicos e Odontológicos). A empresa também preza pela qualidade dos equipamentos, com certificações da ISO 9001:2015 e 13485:2016. Além de ter a Controllab como fornecedora de ensaios de proficiência e controles internos. Entre seus investidores, estão a Positivo Informática, a Qualcomm Ventures e a monashees.

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Fale com os gestores