Iniciativa pioneira, em parceria com a startup Hilab, visa aumentar o acesso da população aos serviços de saúde;
- Novidade já está disponível para clientes de São Paulo e chegará a mais três estados até o final de julho;
Fortaleza, julho de 2024 – Um em cada três brasileiros – cerca de 34% da população – não tem acesso a cuidados básicos de saúde, ou seja, ações com foco na promoção, prevenção e diagnóstico em saúde[1]. A Pague Menos, segunda maior rede do varejo farmacêutico brasileiro, que tem como missão levar saúde e qualidade de vida a todos os brasileiros, acaba de incluir mais um teste de – forma pioneira – em sua lista de exames de análises clínicas. A inclusão acontece a partir de uma parceria com a Hilab, biotech 100% brasileira especializada em tecnologia diagnóstica. Desde o início do mês, os clientes da rede têm acesso ao hemograma completo, exame utilizado para avaliar a concentração de diversos componentes do sangue, como hemácias, leucócitos e plaquetas. O serviço, que já está disponível em São Paulo, deve chegar às outras unidades da rede nos estados do Ceará, Rio Grande do Norte e Sergipe até o final de julho.
“A parceria com a Hilab reforça o hub de saúde da Pague Menos, fortalecendo nosso compromisso em fornecer saúde e bem-estar a todos os brasileiros, ampliando o acesso e ajudando a desafogar o sistema público de saúde”, reforça Socorro Simões, Diretora do Hub de Saúde das Farmácias Pague Menos e Extrafarma. Atualmente, a Pague Menos oferece mais de 25 exames rápidos por meio dos consultórios farmacêuticos Clinic Farma, disponíveis em mais de 1.100 unidades da rede, em todo o país. Além do hemograma, os clientes têm acesso a exames de gravidez, hemoglobina glicada, vitamina D, colesterol, bem como rastrear doenças como Covid-19, VSR (Vírus Sincicial Respiratório), Zika, Influenza A e B, Dengue NS1, Diabetes e até Câncer de Próstata.
O objetivo da Hilab é democratizar o acesso da população aos exames mais solicitados e essenciais. No caso das farmácias, todos os testes são realizados por um farmacêutico treinado, que faz a coleta na ponta do dedo do cliente, de forma bem menos invasiva e indolor quando comparado ao método mais tradicional, como a punção venosa. Em até 30 minutos, o resultado está disponível para o paciente.
“O hemograma é um exame tão popular pois tem a função de avaliar a quantidade e qualidade dos principais componentes sanguíneos, dando suporte na avaliação e monitoramento dos quadros infecciosos agudos, avaliação das anemias, além de avaliar o estado de saúde geral. Sendo assim, com a facilidade e agilidade na realização do exame também nas farmácias, tanto o corpo médico quanto os pacientes poderão se beneficiar com a agilidade na entrega do resultado, isso tanto em casos mais rotineiros quanto os emergenciais”, explica Bernardo Almeida, Diretor Médico da Hilab.
[1] Fonte: 2022 – Pesquisa Instituto de Estudos para Políticas de Saúde (IEPS) da situação do programa da Estratégia de Saúde da Família (ESF) no país