Insuma nasce da junção de oito empresas e atende hospitais, clínicas e pacientes, desde a manipulação à entrega, a partir de nove unidades distribuídas entre as regiões centro-oeste, sudeste e sul do País
O mercado brasileiro dá as boas-vindas à sua maior e mais completa farmácia de manipulação: a Insuma. Criada a partir das empresas Famap, Nutrifica, Proinfusion, Life, Hospharma, Sollus, Aporte e Seven, todas fazem parte do ecossistema da Viveo, a Insuma nasce como a maior farmácia de manipulação de soluções injetáveis estéreis da América Latina. A empresa atenderá hospitais, clínicas e pacientes, desde a manipulação à entrega, a partir de nove unidades localizadas em Brasília, Belo Horizonte, São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Ribeirão Preto e Curitiba. A Insuma irá atuar na manipulação de soluções injetáveis estéreis, personalizadas, completas e precisas, para oncologia e terapias infusionais, nutrição parenteral e enteral, oftalmologia e nefrologia.
“As soluções manipuladas em ambiente exclusivo, como as oferecidas pela Insuma, evitam desperdícios, eliminam riscos de contaminação e garantem a precisão da dosagem, aumentando a segurança do paciente. Ao permitir que o médico prescreva o medicamento diretamente no sistema, a Insuma agiliza o processo e otimiza recursos, permitindo que hospitais e clínicas se concentrem em sua missão principal: cuidar das pessoas. Essa abordagem, segundo Vilson Schvartzman, Vice-Presidente da Viveo, garante rigorosos padrões de qualidade, otimizando o espaço físico e a mão de obra.”
Para o executivo, a terceirização da manipulação de soluções injetáveis estéreis, está cada vez mais demandada pelas instituições de saúde. A Insuma consegue oferecer otimização do capital de giro para os clientes, que não precisam ter os estoques para formulação das bolsas e garante a qualidade do processo, sendo certificada pela ONA (Organização Nacional de Acreditação). A companhia produz mais de 160 mil formulações personalizadas por mês. Outra vantagem para os hospitais e clínicas, é liberar o tempo do profissional de saúde, que antes manipulava as formulações, para o atendimento aos pacientes.
Na prática, a junção das marcas irá trazer uma força comercial importante, com estrutura única e eficiente conseguindo assim ampliar os serviços entre as unidades e facilitar o reconhecimento pelos clientes. “Antes, por exemplo, atendíamos São Paulo com uma marca e ou Rio Grande do Sul, com outra, agora teremos uma marca única”, diz Schvartzman. De acordo com o executivo, quando a Viveo adquiriu as empresas em 2022, começou a ampliar o portfólio das unidades. A Life, por exemplo, antes produzia apenas soluções para nutrição parenteral (NPT) e diálise. Agora, também manipula soluções para quimioterapia. Essa ampliação permite atender clientes com soluções que não estavam disponíveis naquela região, uma vez que dado a curta validade da maior parte dos medicamentos, o fornecimento era restrito as regiões próximas das unidades de manipulação. Outra vantagem é que devido ao grande volume de produção, a empresa conseguirá negociações estratégicas com fornecedores, oferecendo, assim, preços competitivos com a garantia da qualidade dos produtos.
O executivo comenta que as farmácias de manipulação de soluções injetáveis estéreis vivem um momento de expansão impulsionado pelo envelhecimento da população e pelos avanços da medicina. A demanda por essas soluções, essenciais em diversos procedimentos médicos, como quimioterapia e diálise, tende a aumentar nos próximos anos. Estima-se que o mercado continue a crescer a um ritmo acelerado, impulsionado principalmente pelo aumento da prevalência de doenças crônicas e pela crescente conscientização sobre a importância da segurança do paciente. Insuma Saúde na Medida Exata.
Sobre a Viveo
A Viveo é um ecossistema que reúne empresas especialistas que atuam desde a fabricação de produtos e distribuição de materiais e medicamentos até a gestão de estoque e serviços para seus clientes e consumidores finais. A Viveo tem o propósito de cuidar de cada vida e a missão de simplificar o setor da saúde e democratizar o acesso por meio do suporte e manutenção em cada elo desta cadeia. É composta pelas empresas: Mafra (unificação das empresas Mafra Hospitalar, Profarma Specialty, Tecno 4, PHD Produtos Hospitalares, Medcare e Expressa), Tecnocold Vacinas, Prevena, Cremer, Flexicotton, FW, Daviso, Heathlog, Mafra Especialidades (unificação das empresas Cirúrgica Mafra, Arpmed e Ative), Humania (unificação AzimuteMed e Integra), Boxifarma, Far.me, Famap, Life, Nutrifica e Pro Infusion e dona das marcas Embramed, Cremer, Topz, Bellacotton, Salvelox, Piquitucho e FeelClean.