domingo , 25 outubro 2020
Capa » Farmácias e Medicamentos » Catarinense Pharma completa 75 anos e fortalece propósito de ser fonte de saúde

Catarinense Pharma completa 75 anos e fortalece propósito de ser fonte de saúde

Movido pelo propósito de “Ser fonte de saúde”, o Catarinense Pharma completa 75 anos com a posição consolidada no mercado, produzindo o xarope fitoterápico mais vendido do Brasil, o Melagrião, além de ser a terceira maior fabricante de polivitamínicos do país.

Sediada em Joinville/SC, a indústria farmacêutica vem usando a sua experiência como forte aliada na estratégia de ampliar a linha de produtos, seguindo critérios máximos e indiscutíveis de qualidade no processo produtivo.

Utilizando-se das boas práticas dessa trajetória, de pesquisas e da mais alta tecnologia, a partir de 2013, quando a quarta geração assumiu a companhia um novo passo foi dado para a sua modernização e crescimento estruturado. Com o olhar voltado às necessidades do consumidor final, a empresa investiu mais força na linha de suplementos alimentares, ampliando a variedade de produtos, ao mesmo tempo que mudou a forma de trabalhar e de comunicar. “A partir do momento que evidenciamos nosso propósito de ‘ser fonte de saúde’ nos aproximamos ainda mais das pessoas, entregando produtos desejados por elas e que contribuem com a longevidade e qualidade de vida”, comenta o presidente Adriano Bornschein Silva, que conduziu esse novo direcionamento da empresa.

O resultado não poderia ser melhor. Nos últimos cinco anos, o Catarinense Pharma consolidou sua posição de destaque no mercado de medicamentos fitoterápicos, alcançou a liderança nacional1 em alguns suplementos alimentares, a exemplo do Ômega 3, e cresceu acima da média do mercado. “O olhar voltado para as pessoas não está apenas no consumidor final, mas principalmente na nossa equipe. É fundamental contar com um time feliz, altamente motivado e que acredita no que faz. É a nossa receita para atingir os resultados planejados”, revela Adriano.

Assim como muitos colaboradores, os irmãos Adriano e Alexandre, bisnetos do fundador, conquistaram naturalmente seus espaços dentro da empresa. Quando criança, frequentavam o ambiente corporativo, e o que na época era uma aventura, tornou-se realidade quando adultos.

Adriano, ingressou na empresa como assistente de marketing e foi crescendo profissionalmente. Foi diretor comercial e marketing, vice-presidente, e assumiu a presidência em 2013. “Criamos um ambiente de confiança e inspiração para manter a empresa como referência em qualidade e desenvolvimento de pessoas”, se orgulha Adriano.

Já Alexandre iniciou as atividades pela área de compras, para obter uma visão geral do negócio. Depois, migrou para a diretoria administrativa, direção financeira, e está em transição para assumir a presidência do Catarinense Pharma. Em seu estilo de gestão, ele traz a vontade de realizar grandes projetos e muitos questionamentos que visam o crescimento. “Sem nunca esquecer o que nos trouxe até aqui, mas com inovação e qualidade indiscutível, tenho a energia de uma liderança que volta o olhar para os números, mas ao mesmo tempo enxerga o ser humano”, complementa Alexandre.

Os irmãos contam ainda com o suporte ativo do Conselho Familiar formado por Karin Bornschein André Bornschein Silva, e presidido por Ney Silva, que atuam de forma estratégica e muito participativa, auxiliando não apenas as tomadas de decisões, mas também, como guardiões dos valores “alegria, humildade e honra”, e do propósito de “ser fonte de saúde”.

A estratégia de consolidar novos mercados

Os últimos cinco anos do Catarinense Pharma foram marcados por lançamentos e ingresso em novos mercados com produtos já consolidados. A estratégia rendeu à empresa a liderança em 14 mercados de Suplementos Alimentares2, incluindo o Ômega 3, Cloreto de Magnésio, Triptofano e Coenzima Q10.

Sempre atenta as oportunidades de mercado e buscando ampliar o portfólio de Fitoterápicos, o Catarinense Pharma lançou em janeiro de 2020, o Fitocalm, medicamento à base de Passiflora incarnata (popular maracujá), planta de efeito calmante e indicada em casos de ansiedade leve a moderada e insônia, que teve excelente aceitação. Essa classe terapêutica registrou crescimento diferenciado em 2020, superando em 35% o consumo em relação ao mesmo período de 20193. “Os fitoterápicos têm eficácia e segurança comprovada em uma série de tratamentos e por terem a composição à base de plantas são bem aceitos no mercado”, comenta Adriano.

Outros três produtos foram lançados pela indústria em 2020: Colágeno Tipo II, Polivitamínico Energia e Polivitamínico Imunidade, que se unem aos mais de 70 novos skus lançados no primeiro semestre. A inovação constante em produtos vem da excelente integração entre as equipes de marketing e de pesquisa, desenvolvimento e inovação (PDI), responsáveis por identificar oportunidades e desenvolver produtos estrategicamente pensados para o consumidor brasileiro.

Hora de comemorar

O aniversário de 75 anos do Catarinense Pharma está sendo celebrado essa semana, mas possui ações ao longo de todo o ano. Para comunicar esse marco, uma campanha institucional foi criada com o conceito “Qualidade de vidas”, para impactar todos os públicos, desde os colaboradores até o consumidor final. O objetivo é mostrar como o Catarinense Pharma auxilia as pessoas a obterem qualidade de vida, pois são 75 anos de uma história bem vivida para “ser fonte de saúde” junto a todos que se relacionam com a marca.

Para comemorar a data a empresa lança o aplicativo Catarinense Nutrição, o primeiro de uma indústria farmacêutica com orientações para a população adotar hábitos saudáveis e ter mais qualidade de vida. Desenvolvido pela N2B, uma startup incubada no Hospital Albert Einstein, o aplicativo está disponível para IOS e Android de forma gratuita nos primeiros 30 dias de acesso, podendo ser renovado na compra de produtos da linha.

Sobre o Catarinense Pharma

O Catarinense Pharma completa 75 anos de presença na área farmacêutica. Desenvolve e comercializa produtos e medicamentos, que abrangem um portfólio de mais de 300 itens, incluindo especialmente fitoterápicos de diversas classes terapêuticas e suplementos alimentares. Com um parque fabril de aproximadamente 10mil m², atende às normas de Boas Práticas de Fabricação e está presente em mais de 70.000 farmácias em todas as regiões do Brasil. Além de comemorar os 75 anos, 2020 marca o lançamento de novos produtos que reforçam a diretriz de contribuir com a saúde preventiva, presente em toda a trajetória da indústria.

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Fale com os gestores