quarta-feira , 29 junho 2022
Capa » Embalagens » Workshop sobre Logística Reversa de Embalagens e projeto-piloto

Workshop sobre Logística Reversa de Embalagens e projeto-piloto

Nesta quarta-feira, 13/12, será realizado workshop do setor de alimentos e bebidas – Logística Reversa de Embalagens, atendendo à Lei 12.305/2010, Política Nacional dos Resíduos Sólidos (PNRS), que envolve fabricantes, importadores, distribuidores, comerciantes e consumidores. O debate será conduzido por especialistas em Logística Reversa da Fiesp, Fábio Sato (diretor da New Hope) e Eduardo Trani, secretário adjunto da Secretaria de Estado do Meio Ambiente.

Apesar de o Brasil contar com 90% de cobertura de coleta de resíduos urbanos, taxa de país desenvolvido, somente 3% do total são triados de maneira formalizada, mas de modo manual, custosa e sem escala. Ou seja, há um mercado da ordem de 97% que não retorna à cadeia produtiva e se traduz em oportunidade de negócios.

Por este motivo, encontra-se em desenvolvimento modelagem de Logística Reversa que considera ação conjunta entre a indústria e os operadores de sistemas de gerenciamento de resíduos sólidos, visando a adequação às regulamentações federal e estadual, com responsabilidade socioambiental.

O objetivo é fazer uso de tecnologia, transparência e escala a fim de reduzir o custo sistêmico da Logística Reversa de embalagens descartadas. A modelagem deste projeto-piloto está sendo conduzido pelos Departamentos de Meio Ambiente (DMA) e Agronegócio (Deagro) da Fiesp.

Esse projeto contará com um Portal de Economia Circular que centralizará informações e será instrumento de fácil consulta, além de ser instrumento de comunicação sobre empresas recicladoras e de tratamento no Estado de São Paulo, sistemas implementados de Logística Reversa, Bolsa de Resíduos da Fiesp e reunir cases de sucesso.

SERVIÇO
DATA E HORÁRIO:
13/12, quarta-feira, das 9h às 13h

LOCAL: Avenida Paulista, 1313, Espaço Nobre no 15º andar

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

× Fale com os gestores