Além do código de fácil escaneamento por celulares, a companhia investiu na renovação da marca por meio de novos formatos e cores
São Paulo, Maio de 2024 – A Momenta, unidade de negócio do Grupo Eurofarma responsável por produtos de prescrição e nutracêuticos, apresenta ao mercado novas embalagens de seus medicamentos de marca, que foram modernizadas tendo como premissa experiência, acessibilidade e informação. Após o lançamento da sua nova marca em 2022, agora o mercado estará cada vez mais abastecido com as novas embalagens dos produtos.
Além da atualização visual, que reforça a marca institucional da empresa, as embalagens, que em seu interior já orientavam o consumidor sobre o descarte correto, ganharam também no seu verso um painel contendo um QR Code. Esta é mais uma inovação para levar informação relevante aos clientes e consumidores, além de todas relacionadas ao produto. O QR Code direciona para o site da empresa, em que é possível:
- Ler e ouvir a bula completa do produto
- Conhecer, com um visual mais intuitivo, os detalhes de indicações, posologia, contraindicações, apresentações, concentrações e forma de uso do medicamento
- Acessar de forma rápida a Central de Atendimento Momenta
- Acessar diretamente o Manual do Uso Consciente de Medicamentos, criado com o objetivo de orientar as pessoas sobre o uso indiscriminado de medicamentos e o descarte correto das embalagens, entre outros temas relevantes
“As novas embalagens trarão mais clareza e confiabilidade aos consumidores, pacientes e profissionais de saúde. Queremos passar a mesma segurança e qualidade investida no processo de fabricação dos produtos nos recipientes que os apresentarão. Todas as informações estarão dispostas de forma clara para que as pessoas possam seguir seus tratamentos da melhor maneira”, afirma Paulo Boschim, diretor Comercial da Momenta.
Atendimento às normas regulatórias
Em julho de 2023 entrou em vigor a Resolução da Diretoria Colegiada RDC 768, de 12 de dezembro de 2022 da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), que estabelece as regras para a rotulagem de medicamentos, com o intuito de contribuir para o incremento na segurança do paciente e na mitigação dos erros de administração dos medicamentos, com o fornecimento de informações claras, seguras e acessíveis, tanto aos usuários quanto aos profissionais de saúde. A Momenta e todo o Grupo Eurofarma buscaram se antecipar e, junto com o novo visual institucional, já atender a requisitos estabelecidos pelo órgão para implementação a longo prazo.
Os produtos com as novas embalagens já começaram a chegar às farmácias e centros de distribuição de todo o País e, conforme os estoques das embalagens antigas se esgotem, todos os produtos de marca estarão com as novas caixas no mercado. Vale destacar que os produtos nutracêuticos, isentos de prescrição, mantêm suas embalagens próprias.
A alteração visual não interfere na composição, dosagem, eficácia, qualidade ou segurança de qualquer um dos medicamentos da organização. Todos mantêm suas fórmulas e apresentações preservadas, sem qualquer mudança ao tratamento dos pacientes que já fazem uso.
Sobre a Momenta
A Momenta é uma unidade de negócio do Grupo Eurofarma, criada em 2013, que atua comercializando no Brasil produtos de diversas classes farmacêuticas. Com principal foco em Prescrição Médica, seu portfólio inicial está voltado para atuação em psiquiatria, ginecologia, sistema respiratório, entre outros. Atualmente, a marca possui mais de 70 marcas entre medicamentos e suplementos e mais de 140 SKUs em seu portfólio.
A Momenta também é responsável pela fabricação de antibióticos, medicamentos penicilínicos, carbapenêmicos e cefalosporínicos, em diferentes formas farmacêuticas, para uso humano e veterinário.
Sobre o Grupo Eurofarma
Fundada em 1972, a Eurofarma atua no setor de saúde com a produção e comercialização de produtos e serviços para melhorar a qualidade de vida das pessoas. Com foco na geração de valor compartilhado, abrange os principais segmentos farmacêuticos, como prescrição médica, OTC e cuidados pessoais, genéricos, hospitalar, oncologia e saúde animal, além de prestar serviços de produção a terceiros. Com uma ampla cobertura de classes terapêuticas, o portfólio compreende mais de 2 mil produtos e 3,7 mil SKUs (apresentações), atendendo as principais especialidades médicas.
Líder em prescrição médica na América Latina e no Brasil, onde detém a vice-liderança em genéricos, a Eurofarma está presente em 22 países, com 100% de cobertura na América Latina e operações nos EUA e África. Conta com 12,6 mil colaboradores e 11 fábricas, com produção total de 573 milhões de unidades em 2023. No mesmo ano, investiu mais de R$ 680 milhões em inovação e alcançou receita líquida total de R$ 9,1 bilhões. Nos últimos 15 anos, a Eurofarma registrou crescimento médio anual de 17%.