quinta-feira , 28 março 2024
Capa » Farmácias e Medicamentos » Faturamento de farmácias de bandeiras populares cresce 48,34%

Faturamento de farmácias de bandeiras populares cresce 48,34%

Um modelo de farmácias que é relativamente recente é o das redes populares, que priorizam o custo baixo dos produtos para atrair o público. Contudo, essa alternativa vem conquistando rapidamente os consumidores.

O principal exemplo desse sucesso é o modelo de negócio de farmácia populares de redes administradas pela Farmarcas que vem proliferando em todo o país, provando que as farmácias associativistas não só podem disputar o mercado de igual para igual com o restante do mercado, como podem se destacar com números muito acima da média.

Somando todas as 771 lojas dessas redes populares — Ultra Popular, Super Popular e Maxi Popular –, se obtém um índice de crescimento orgânico no faturamento de 48,34% (somando os valores dos doze últimos meses findados em setembro de 2019) comparado com um igual período do ano anterior. Com isso, chegou ao montante de R$ 2,25 bilhões. No período anterior o faturamento foi de R$1,52 bilhões. Esses números resultam da soma do aumento do faturamento individual das lojas e do crescimento no número das lojas.

No entanto, o mais relevante é a conquista de mercados estratégicos que pareciam muito complexos pela distância geográfica, sendo que a rede não se limita aos grandes centros e estando na grande maioria dos estados brasileiros.

“O modelo de farmácias populares desenvolvido pela Farmarcas possibilita aos pequenos empresários se associarem e captarem ótimos resultados por meio de compartilhamento de ferramentas modernas de gestão e de compras coletivas. Contudo, é importante destacar que o grande diferencial é a capacitação constante dos empresários e funcionários das lojas”, explica Paulo Costa, diretor geral da Farmarcas.

Assim, o grande destaque se dá para o suporte na gestão, dado pelos chamados “anjos” — profissionais especializados que acompanham de perto o dia a dia da empresa e seus resultados. “Funciona como se as farmácias tivessem uma consultoria particular. No dia a dia do negócio, muitos administradores deixam passar decisões que são importantes para o resultado do negócio, mas os anjos estão atentos justamente para alertá-los”, explica o presidente Edison Tamascia.

O sucesso é tão grande que o modelo popular de farmácia vem sendo copiado por diversas farmácias e lojas em todo país. Entretanto, a grande dificuldade dessas é conseguir fazer frente aos diferenciais de gestão que a Farmarcas proporciona. Caso contrário, a adequação será apenas da marca, sem resultados.

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

× Fale com os gestores