Em evento realizado em São Paulo, a ABIHPEC – Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos lançou um Guia Orientativo para Acesso à Biodiversidade Brasileira para o setor.
Com essa iniciativa, a ABIHPEC visa orientar as empresas sobre como se adequar à Lei n° 13.123/15, que trata do acesso ao patrimônio genético e ao conhecimento tradicional associado.
Durante o lançamento, Rafael de Sá Marques, diretor do departamento de Patrimônio Genético (DPG) do Ministério do Meio Ambiente, disse que os produtos do setor entregam muito mais do que sua eficiência e qualidade, eles também trazem conceitos atribuídos à marca. “Hoje os consumidores estão atentos às marcas ligadas à sustentabilidade e é isso que a lei de acesso à biodiversidade vai permitir e ampliar para as indústrias”, comentou o executivo.
“Este Guia – que tem potencial para se tornar referência não apenas para o associado, mas para todo o setor – busca também conscientizar sobre a importância de uma política ambiental baseada na competitividade, respeitando a natureza, a qualidade de vida da sociedade e o diálogo aberto e transparente entre todos os envolvidos, afirmou João Carlos Basilio, presidente-executivo da ABIHPEC.
“Este material sintetiza muitos anos de trabalho da ABIHPEC – que esteve ativamente acompanhando e debatendo por um Novo Marco Regulatório – que resultou na publicação da Lei 13.123/15 e no Decreto 8.772/16”, finalizou Rose Hernandes, diretora de Meio Ambiente da entidade.
A realização do Guia Orientativo para Acesso à Biodiversidade Brasileira foi coordenado pela diretoria de Meio Ambiente da ABIHPEC; com elaboração e organização da GSS Sustentabilidade e Bioinovação; contribuição de conteúdo do DPG e do GT de Biodiversidade da ABIHPEC e suporte editorial da área de Comunicação e Marketing da entidade.