sexta-feira , 3 dezembro 2021
Capa » Biotecnologia » Evonik adquire a empresa alemã de biotecnologia JeNaCell

Evonik adquire a empresa alemã de biotecnologia JeNaCell

O biomaterial nanoestruturado usado em curativos de ferimentos e na dermatologia será integrado à linha de negócios Health Care 

Investimento da Evonik Venture Capital em 2015 mostra-se acertado

A Evonik pretende mais que dobrar a participação de soluções de sistemas em sua divisão Nutrition & Care até 2030.

Com a aquisição completa da empresa alemã de biotecnologia JeNaCell, a Evonik amplia seu portfólio de biomateriais para incluir a celulose de origem biotecnológica. O material, idêntico ao natural, desenvolvido pela JeNaCell, é usado na tecnologia médica e na dermatologia para o tratamento de ferimentos e queimaduras e também no tratamento hidroativo da pele. Os colaboradores da empresa JeNaCell continuarão trabalhando na unidade de desenvolvimento e produção de Jena, Alemanha.

Em 2015, ao investir na JeNaCell por meio de seu braço Venture Capital, a Evonik já reconhecia o potencial da empresa. Agora, com a aquisição completa da JeNaCell, o portfólio da empresa biotecnológica será integrado à linha de negócios Health Care da Evonik. Com essa operação, a empresa acelera a mudança do portfólio de sua divisão Nutrition & Care para soluções de sistemas e amplia a sua plataforma tecnológica de materiais naturais para aplicações em tecnologias médicas. A participação do negócio de soluções de sistemas na divisão Nutrition & Care deverá ser aumentada dos atuais 20% para mais de 50% até 2030.

A JeNaCell desenvolveu um dos biomateriais mais inovadores para o setor de tecnologias médicas. Com a ajuda da criatividade e da competência dos especialistas da JeNaCell, vamos assegurar que cada vez mais pacientes se beneficiem desses produtos no futuro”, disse Thomas Riermeier, responsável pela Linhas de Negócios Health Care da Evonik. “A aquisição vem reforçar a nossa posição como parceiro de inovação para as principais empresas de tecnologia médica do mundo.

“A aquisição pela Evonik representa uma grande vantagem para a JeNaCell poder realizar o pleno potencial de sua tecnologia inovadora”, disse Dana Kralisch, CEO e cofundadora da JeNaCell. “Estamos felizes por ter encontrado na Evonik um parceiro forte e confiável para o avanço da nossa plataforma tecnológica e um novo lar para o nosso entusiasmado time de experts. Juntos, vamos expandir a nossa base de clientes e explorar novas áreas de aplicação”.

A aquisição confirma a estratégia da Evonik Venture Capital de investir no estágio inicial de startups de tecnologias visionárias, relevantes para as áreas de crescimento da Evonik.

“A JeNaCell é um ótimo exemplo do poder de inovação e do valor que as startups podem agregar às grandes empresas”, disse Bernhard Mohr, responsável pela Evonik Venture Capital. “Reconhecemos a virada da indústria para materiais idênticos aos naturais desde o início e estamos bastante satisfeitos por termos apoiado o desenvolvimento dessa tecnologia com o nosso investimento”.

A empresa JeNaCell resultou de um spin-off da universidade Friedrich-Schiller de Jena, Alemanha. Em 2017, a empresa lançou seu primeiro produto, o epicite, um curativo médico para o tratamento de ferimentos crônicos, ferimentos e queimaduras cirúrgicas, que tem como base a celulose de origem biotecnológica. Trata-se de um material macio, que não agride a pele, propicia um microclima sobre o ferimento que promove a cicatrização e que pode ser removido sem dor. Outras tecnologias desenvolvidas pela JeNaCell incluem implantes em tecido mole, sistemas de liberação transdérmica e aplicações dermatológicas.

Os desenvolvimentos de produtos da JeNaCell são complementares ao portfólio da linha de negócios Health Care da Evonik, uma das principais provedoras globais de soluções de materiais inovadores para os mercados farmacêutico e de tecnologias médicas. A linha RESOMER®, disponível comercialmente há mais de 30 anos, abrange o maior portfólio mundial de polímeros bioabsorvíveis padrão, customizados e especializados para uso em dispositivos médicos implantáveis e fármacos, produzidos segundo as boas práticas de fabricação (GMP).

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Fale com os gestores