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QR Code Padrão GS1 garante a segurança do consumidor

No Dia do Cliente, comemorado em 15 de setembro, a preocupação com a sua segurança é reforçada pela Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil em relação a erros e fraudes

São Paulo, setembro de 2024 – Construir uma relação duradoura e conquistar a fidelidade de clientes envolve a conquista de sua confiança nos fornecedores e nos produtos que procura, seja no varejo físico seja no e-commerce.A Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil atua em toda a cadeia de abastecimento, oferecendo suporte às empresas nessa jornada de fidelização.

Atenta às tendências tecnológicas, a associação busca integrar constantemente a inovação aos padrões de identificação, beneficiando todos os elos da cadeia produtiva. Um exemplo é o uso do QR Code Padrão GS1 nas embalagens, que melhora a experiência do cliente, fortalece a decisão de compra e atende às expectativas de consumidores exigentes quanto à origem e autenticidade dos produtos. “No Dia do Cliente, o QR Code Padrão GS1 pode ser um diferencial importante para fidelizar clientes e reforçar a imagem de uma marca confiável e transparente”, afirma João Carlos de Oliveira, presidente da GS1 Brasil.

A GS1 Brasil fornece aos fabricantes códigos globais reconhecidos e padronizados em mais de 150 países. Esses códigos, presentes nas embalagens dos produtos e nas unidades logísticas, seguem uma sequência numérica que garante a identificação clara de cada item no comércio.

O novo QR Code Padrão GS1 faz parte de um movimento global que visa substituir o código de barras linear até 2027. Esse QR Code oferece ao consumidor muito mais interatividade, como acesso a informações sobre data de validade, vídeos e áudios sobre os benefícios do produto, procedência, ingredientes, proteção alergênica e outros dados. A quantidade de informações compartilhadas depende do que o fabricante deseja transmitir. “Essa tecnologia promove a interoperabilidade entre plataformas e dispositivos, além de demonstrar um compromisso com a inovação e a satisfação do consumidor. Vale lembrar que não apenas o consumidor final é o cliente, mas também todos os integrantes da cadeia”, conclui Oliveira.

Principais benefícios do QR Code Padrão GS1:

Varejo:

  • Precisão no inventário;
  • experiência do consumidor;
  • autenticidade do produto;
  • rastreabilidade;
  • prevenção de desperdício;
  • melhor gestão em todas as etapas de automação;
  • informações variáveis (lote, validade)
  • performance e acuracidade no PDV.

Para o consumidor

  • Mais informações sobre o produto em apenas um bipe;
  • segurança – procedência de ingredientes e informações de validade, nutricionais, alergênicas.

Para indústria

  • Inserção de dados adicionais e variáveis no código;
  • maior quantidade de dados codificados em menor tamanho de impressão;
  • maior interação com consumidores;
  • um único código para a embalagem;
  • possibilidade de inclusão de validade no código – contribuindo para ações de prevenção de perdas e desperdício de alimentos, ações de sustentabilidade, logística reversa, economia circular

Posicionamento nos buscadores

Assim como em qualquer setor de negócios, o ambiente digital é a principal fonte de consulta para os clientes. Por isso, a precisão dos dados fornecidos ao Cadastro Nacional de Produtos é fundamental para o sucesso. Buscadores como Google e Google Shopping, além de marketplaces como a Amazon, selecionam ofertas com maior rapidez e exatidão quando os produtos estão associados a numerações únicas. A maioria dessas plataformas utiliza como padrão a numeração do código de barras EAN/GTIN, que acompanha os produtos, facilitando a pesquisa de preços e a comparação técnica para os consumidores.

Para Oliveira, “a identificação inequívoca de cada produto anunciado não apenas melhora os indicadores de satisfação do consumidor, como também aumenta a conversão em vendas, reduz erros na entrega, melhora a gestão de estoque e logística, além de minimizar prejuízos com devoluções e logística reversa”. Esses fatores, combinados, resultam no aumento das vendas e da lucratividade.
 


 

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