segunda-feira , 27 junho 2022
Capa » Automação » Associação Brasileira de Automação contribui com meio ambiente e sustentabilidade

Associação Brasileira de Automação contribui com meio ambiente e sustentabilidade

Pesquisa mostra a inovação no campo e o potencial do agronegócio no país

São Paulo, SP, fevereiro de 2022 — A indústria do agronegócio nacional conta com um novo recurso para mapear aquisição de sistemas, maquinários e equipamentos de fazendas que realizam as atividades primárias de agricultura e pecuária. A partir do lançamento do Índice Agrotech pela Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil, no segundo semestre de 2021, os produtores preocupados em aprimorar as ciências biológicas para ganhar produtividade têm como se basear em resultados confiáveis sobre o cenário atual de automação e digitalização dos processos.

Resultado da “Pesquisa sobre Tecnologias do Agronegócio Brasileiro”, realizada pela associação com apoio da H2R Pesquisas, o Índice Agrotech tem como um de seus objetivos contribuir com a tomada de decisões sobre processos que preservam o meio ambiente e promovam a sustentabilidade. Para chegar ao índice representado na figura abaixo foram realizadas 370 entrevistas com os decisores e influenciadores, todos representantes de empresas de todos os portes do agronegócio nacional.

Segundo o presidente da Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil, João Carlos de Oliveira, em um setor que move a nossa economia, como o agronegócio, a adoção de tecnologia avançada cresce exponencialmente e deve contar com metodologias científicas para evoluir. “O Índice Agrotech foi criado com o intuito de suprir a necessidade de informações sobre a adoção de tecnologias adequadas e automação na pecuária e na agricultura.”

Para coleta de informações e posterior construção do índice, foi realizada uma etapa teórico-analítica prévia com pesquisas qualitativas. A partir do conhecimento adquirido, tanto o questionário quanto o índice abarcaram três grandes eixos:

  • Gestão ambiental das fazendas como captação inteligente de água, estação meteorológica, formas de monitoramento de pragas e acesso à internet no campo
  • Uso de sistemas de gestão, como é formado o gerenciamento das atividades das fazendas e como os sistemas e softwares são utilizados
  • Adoção de equipamentos e soluções automatizadas para cada etapa do processo produtivo. Essa avaliação buscou entender a quantidade de equipamentos por fazendas e a proporção desses equipamentos que:
    • são automatizados
    • monitoram dados
    • coletam dados
    • integram dados com sistemas de gestão da fazenda

Sobre a Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil

A Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil, é uma organização multissetorial sem fins lucrativos que representa nacionalmente a GS1 Global. A entidade conta com cerca de 58 mil associados que representam 31% do PIB nacional e 18% dos empregos formais. Em todo o mundo, a GS1 é responsável pelo padrão global de identificação de produtos e serviços (Código de Barras e EPC/RFID) e comunicação (EDI e GDSN) na cadeia de suprimentos. Além de estabelecer padrões de identificação de produtos e comunicação, a associação oferece serviços e soluções para as áreas de varejo, saúde, transporte e logística. Mais informações aqui.

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

× Fale com os gestores