sábado , 15 junho 2024
Capa » Artigos técnicos » Sua liderança facilita ou atrapalha a equipe?

Sua liderança facilita ou atrapalha a equipe?

Por Valdez Monterazo*

Em sua opinião, a postura e posicionamento de um líder influencia o nível de energia e estado emocional da equipe? Se você não sabe ou acredita que não, esse artigo pode te impactar profundamente.
Muitos gestores e empresários negligenciam o papel de líderes de suas equipes. Não é incomum encontrar empresas em baixa performance, devido a problemas crônicos na liderança da empresa.

Acontece que bons colaboradores, em geral, não pedem demissão da empresa e sim do líder. Suas ações, ou a falta delas, pode elevar ou destruir os liderados.

Nesse sentido, fica o questionamento: Qual o impacto da liderança no nível de energia e estado emocional da equipe?
A resposta: Gigantesco.

Para explicar um pouco mais, acompanhe o seguinte raciocínio.Formar disfuncionais de exercer liderança incluem atitudes como: Agressividade, impaciência, competição descontrolada, humilhações, entre outras formas de falta de respeito.

Você já passou por uma algo semelhante como liderado? É uma situação, no mínimo desestimulante ou negativa, não é verdade?

Por outro lado há líderes que promovem o respeito, foco em resultados, um senso de urgência saudável, além de boas relações em geral. É natural que o clima em suas equipes seja muito mais positivo, concorda? Acontece que a exposição prolongada em ambos tipos de ambientes, positivo e negativo, trazem impactos significativos a quem os vivência. 

Ambientes ditos disfuncionais podem fazer até mesmo os melhores funcionários entrarem em uma zona de sobrevivência. Com isso vem sentimentos como: preocupação, indignação, impaciência, irritabilidade. 

Por sinal, a exposição prolongada a uma liderança ou ambiente disfuncional, pode até mesmo levar liderados a uma zona de burnout. 

Para que entenda, isso ocorre quando as pessoas se sentem consistentemente exaustas, tristes, desesperadas, vazias, etc. Não sei você, mas com certeza não é o ambiente que desejo a ninguém, muito menos aos membros do meu time. 

Por outro lado, bons líderes promovem ambientes positivos. 

Estes contribuem para que bons colaboradores entrem em uma zona de performance, sentem-se entusiasmados, otimistas e engajados. Percebeu como a liderança possui um impacto significativo no estado emocional e na performance geral dos seus times? 

Ao agir de maneira mais profissional, tática e humana, líderes podem promover um solo fértil ao desenvolvimento e à performance dos seus liderados. 

E você, em qual categoria se encaixa hoje? 

Independente, saiba que é possível promover mudanças significativas positivas em sua forma de liderar. 

Acima de tudo, sendo um agente atuante no desenvolvimento e no bem estar das pessoas que se associam a você. 

Nesse sentido, gerar maiores e melhores resultados se torna uma consequência simplesmente natural. 

O objetivo de um programa de Coaching executivo é exatamente esse. Ao trabalhar em parceria o coach ajuda líderes a ter melhores comportamentos e a usar as melhores estratégias para maximizar a performance de seus colaboradores e sua empresa. 

Ao ler até aqui, espero que tenha se inspirado a despertar o líder que já em você, tornando-se cada vez melhor, mais profissional e humano.

*Valdez Monterazo é Coach Executivo, especializado em negócios, liderança e psicologia positiva. Tem cases de sucesso e promove resultados em diversos segmentos de pequenas e médias empresas. Saiba mais em: https://valdezmonterazo.com.br

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

× Fale com os gestores