quarta-feira , 29 junho 2022
Capa » Artigos técnicos » Quais são as fases de desenvolvimento de times

Quais são as fases de desenvolvimento de times

Por Valdez Monterazo*

Conduzir e desenvolver times podem ser um grande desafio para líderes e gestores. Isso ocorre por uma razão muito específica: convivência. Dependendo do grau de maturidade do time, conflitos de relacionamento quase sempre ocorrem, desviando o foco de todos para uma direção pouco produtiva e que não ajuda em nada.

Nesse momento, a maioria dos líderes não sabem como conduzir a situação, agravando o quadro e causando a baixa na produtividade geral da equipe. Você já passou por uma situação semelhante? Ou até mesmo já foi membro de uma equipe disfuncional?

Se já passou por isso, como é a maioria dos casos, você sabe exatamente que se uma pessoa está focada em problemas de relacionamento, ela não está focada em produzir e cumprir sua função em sua plenitude.

Nesse sentido, convido você a refletir sobre a seguinte pergunta: como líderes podem conduzir times a excelência? Pesquisadores sobre a temática de gestão e liderança fizeram essa mesma pergunta e chegaram a conclusões interessantes.

Eles entenderam que todo time em formação passa por diferentes etapas, ou fases, de desenvolvimento e cada uma exige uma postura e condução distinta do líder. Entenda um pouco mais sobre cada uma delas:

Fase 01:  Formação

Na fase inicial, os membros se encontram entusiasmados e com vontade de participar.

O grande desafio é que, apesar do entusiasmo, os membros ainda não possuem procedimentos e direcionamento.

Portanto, o papel do líder nesta etapa é o de estabelecer papéis, tarefas e processos para cada membro do time.

Fase 02: Tempestade

Na segunda fase, os conflitos entre os membros do time vem à tona, diferentes perspectivas e personalidades colidem, além de testarem os limites e a autoridade do líder.

O grande desafio é o de superar a fase de conflitos o mais rápido possível e o líder tem um papel crucial nesse momento, que é a de resolver conflitos, dar feedbacks e encorajar o time.

Fase 03: Normalização

Na fase de normalização, os membros do time estão na transição entre a fase de conflitos e a volta do foco nos principais resultados.

O desafio do líder é o de manter o foco do time nas principais metas e resultados da equipe, mantendo a coesão dos envolvidos.

Fase 04: Desempenho

A fase de desempenho, ou performance, é o ponto onde todos devem almejar.

Sabemos que chegamos nele quando o time está maduro, produtivo e existe a coesão e espírito de equipe.

O papel do líder neste ponto é o de dar desafios à altura do time, além de estabelecer metas mais audaciosas, tirando a equipe de uma possível zona de conforto.

Fase 05: Encerramento

A última fase, nem todas equipes necessariamente precisam passar por ela, é a de dissolução, ou encerramento.

Ela geralmente ocorre quando o time formado já tinha a premissa de ser temporário.

Acontece que, após as desavenças e vitórias juntos, os membros se apegam uns aos outros e o desafio é que a separação ocorra sem o sentimento de vazio.

Nesta fase, o líder deve reduzir gradativamente o número de interações e contatos entre a equipe, além de encorajar a utilização das habilidades de cada membro em outras situações.

Agora pare e pense por um minuto: em quais das fases mencionadas acima o seu time se encontra?

Reflita agora sobre seu comportamento como líder, ele está adequado para o momento da equipe?

Como você poderia exercer uma liderança ainda melhor?

Promover esse time de reflexão e direcionamento é exatamente o papel de um Coach Executivo quando trabalha em parceria com líderes e gestores.

Afinal, de nada serve uma teoria se ela não for colocada em prática para gerar maiores e melhores resultados pessoais e profissionais.

Ao ler até aqui, você se familiarizou com as principais fases de desenvolvimento de times e ganhou insights poderosos sobre como atuar em cada uma delas. Ao fazer isso, não se surpreenda ao observar uma performance superior por parte de sua equipe e níveis cada vez maiores de excelência.

*Valdez Monterazo é associado sênior na Sociedade Brasileira de Coaching, especializado em negócios, liderança e psicologia positiva. Tem cases de sucesso e promove resultados em diversos segmentos de pequenas e médias empresas. Saiba mais em: https://valdezmonterazo.com.br

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

× Fale com os gestores