quarta-feira , 29 junho 2022
Capa » Artigos técnicos » Liderança feminina no mercado industrial

Liderança feminina no mercado industrial

Roberta Bosignoli, Gerente de Operações e de Desenvolvimento de Negócios da EquipNet 

Alcançar a igualdade de gênero e o empoderamento de mulheres e meninas está na pauta da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). Essa meta, que também se estende para o mercado de trabalho e a participação de mulheres em cargos de liderança, deixa claro que ainda há muito trabalho a ser feito nos próximos oito anos. Segundo levantamento feito pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), com base em dados de 2019, apenas 39,4% de mulheres estão em cargos de liderança no Brasil.

Para que esse cenário mude e mulheres conquistem e protagonizem em diferentes cargos, é essencial que as empresas adotem mudanças estruturais e culturais que envolvam toda a organização. Para isso, essa iniciativa deve vir essencialmente dos líderes, através do desenvolvimento de objetivos e metas internas.

Embora seja um processo a longo prazo e que ainda precise de muitas melhorias, felizmente podemos contar com grandes profissionais atuando em cargos de liderança e que trazem, além de um novo olhar para o mercado de trabalho, incentivo e determinação.

Com mais de 15 anos de experiência trabalhando em multinacionais como Mann Hummel e AVK,  Roberta Bosignoli assumiu em 2018 o cargo de Gerente de Operações e de Desenvolvimento de Negócios da EquipNet, uma multinacional norte americana que é referência mundial na gestão de compra e venda de equipamentos industriais usados, e desde então vem elaborando ações e estratégias que se tornaram grandes cases de sucesso.

“Foram anos de dedicação e profissionalização até assumir o cargo de liderança, uma conquista enorme em minha carreira. Ainda existem muitos obstáculos nessa caminhada, por isso é extremamente importante incentivar e oferecer ferramentas e oportunidades para que as mulheres continuem conquistando novos espaços e todos reconheçam a importância da presença feminina em todos os âmbitos e cargos”, ressalta.

Um dos grandes papéis de Roberta como lider é difundir em território nacional uma nova cultura sobre a gestão de ativos usados. A gestão de serviços para compra e venda de equipamentos usados, da forma como é prestada pela EquipNet, ainda é algo novo para o mercado local.

“Realizar a manutenção correta, cuidar das máquinas e garantir que elas estejam funcionando corretamente são fatores importantes que devem ser adotados pelas empresas para que o maquinário possa ser vendido posteriormente de forma mais lucrativa. O mercado americano, por exemplo, se planeja para desativação de equipamentos com antecedência, o que pode e deve também virar uma prática comum no Brasil”, ressalta.

No Brasil, a EquipNet, empresa com mais de 20 anos de atuação no mercado global, auxilia seus clientes no processo de negociação de equipamentos industriais usados ou desativados, de qualquer valor, em mais de 20 segmentos como alimentício, farmacêutico e P&D.

Conheça mais sobre a EquipNet: https://www.equipnet.com/pt/marketplace/

 

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

× Fale com os gestores