quarta-feira , 29 junho 2022
Capa » Artigos técnicos » Fazendas verticais podem fornecer insumos para cosméticos e medicamentos

Fazendas verticais podem fornecer insumos para cosméticos e medicamentos

Nova tecnologia de cultivo é peça-chave para indústria explorar a biodiversidade, inovando sem uso de agrotóxicos e risco ambiental

Por Diego Gomes*

O futuro da humanidade nos impõe pelo menos dois desafios essenciais, independentemente de nossas diferenças e crenças. São eles: garantir uma produção perene de comida para diminuir o risco de insegurança alimentar; e assegurar a sustentabilidade reduzindo o impacto ambiental de atividades econômicas – dentre elas, a indústria e a própria agricultura.

Ambos os desafios encontram nas ‘fazendas verticais’ uma aliada. Mais do que isso, a agricultura vertical é uma realidade mostrando ao mundo como produzir alimentos utilizando técnicas inovadoras de cultivo de itens indispensáveis para a nossa subsistência nutricional — como as hortaliças folhas e frutos.

A tecnologia de produção verticalizada, em linhas gerais, ocorre em galpões com prateleiras suspensas e controle climático, assegurando colheitas regulares, produtos padronizados, sem riscos de intempéries atmosféricas externas. O modelo retira de cena os agrotóxicos e aproxima a produtividade agrícola de áreas urbanas.

Tais características impulsionaram a agricultura vertical em 2021, com o setor movimentando US$ 3,6 bilhões em volume de negócios no globo, segundo estimativa da Fortune Business Insights. O relatório da revista americana projeta um mercado global anual de US$ 17,6 bilhões até 2028.

O principal responsável pelo crescimento é e será o segmento de produção controlada, que tem como peça-chave, a água. Através da água e utilizando uma quantidade 95% menor que em cultivo tradicional (campo a céu aberto), eliminamos a necessidade de solo para plantio. O cultivo é feito em água corrente enriquecida com nutrientes, técnica que otimiza o crescimento das plantas.

A técnica também protege as plantas de pragas e doenças. Além disso, do ponto de vista da saúde humana, a tecnologia descarta por completo o emprego de agroquímicos comuns na agricultura tradicional.

Outra vantagem extremamente relevante em tempos de emergências climáticas é a contribuição para reduzir a pegada de carbono no transporte de alimentos. Os custos logísticos são bastante reduzidos pelo cultivo em áreas urbanas, obviamente, mas é a colaboração para minimizar o aquecimento global um elemento vital que torna as fazendas verticais peças-chaves da transição para um modelo de desenvolvimento sustentável.

As fazendas já abastecem grandes redes de varejo brasileiras e a maior central atacadista de perecíveis da América Latina, a Ceagesp (Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo). Mas não se engane pensando na tecnologia como norteada somente para hortaliças folhosas.

A técnica é solução para demandas das indústrias de alimentos, cosméticos e farmacêutica. Através de nosso novo laboratório, Sprout Labs, realizamos experiências bem-sucedidas no emprego da tecnologia no cultivo de calêndula e capim-limão. Plantas empenhadas desde a Grécia Antiga, como é o caso da calêndula, na fabricação de medicamentos, cosméticos e corantes para a indústria têxtil. Ambas têm poder anti-inflamatório.Além dessas plantas, já desenvolvemos um tipo de erva em ambiente controlado que beneficia uma grande indústria mundial, devido a um contrato de confidencialidade não podemos expor, mas ao garantirmos um padrão de qualidade e produtividade que pode ser aplicável em qualquer parte do mundo, diminuindo ainda mais a distâncias dos consumidores ao produto final.Em breve teremos experimentos laboratoriais para o cultivo de cânhamo e cannabis para uso medicinal.

É esta versatilidade que motiva a agricultura vertical a perseguir maior escala produtiva e imprimir a padronização de qualidade aos insumos agrícolas. A tecnologia é aliada natural de empresas orientadas para as boas práticas produtivas. Em especial aquelas baseadas na exploração sustentável da biodiversidade brasileira, com preservação do nosso patrimônio florestal.

*Sócio Fundador da 100% LIVRE

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

× Fale com os gestores