Há 3 anos, a unidade da Atlas Copco Rental Brasil em Sorocaba reduz a contaminação das águas e geração de esgoto, implementando sistemas simples de captação e reutilização pluvial além de seu próprio sistema de tratamento de água residual.
A empresa, baseada no conceito estratégico de “produtividade sustentável”, é reconhecida mundialmente como uma das corporações com maior foco em sustentabilidade. Um desses reconhecimentos é a certificação tríplice da Atlas Copco Power Technique : Qualidade, Meio Ambiente e Segurança e Saúde Ocupacional.
No Brasil, o reaproveitamento das águas residuais por parte da empresa foi implantado logo no início da operação em Sorocaba, como testemunha Flavio J. Battistuzzo, Gerente Regional SHEQ da América do Sul: “Uma estação de tratamento de água foi projetada e implementada especificamente para os efluentes originados do processo de lavagem. Ela é composta por um separador de água e óleo, mais um sistema químico para tratamento básico do efluente que será reutilizado.”
O investimento em sustentabilidade se dá também pela captação de água pluvial, aspecto geralmente negligenciado por grande parte das empresas.
A água que costuma ir diretamente das calhas para bocas de lobo, passou a ser utilizada para reduzir o consumo de água.
Os resultados gerados vão além dos econômicos, provando que a eficiência da Atlas Copco Rental também se dá por vias do seu impacto social e ecológico.