quarta-feira , 24 abril 2024
Capa » Notícias » Sanofi realiza concurso de fotografia em parceria com SOS Mata Atlântica

Sanofi realiza concurso de fotografia em parceria com SOS Mata Atlântica

Concurso SOS Mata Atlântica de Fotografia está com inscrições abertas até 5 de agosto. Fotógrafos amadores e profissionais podem concorrer. São aceitas imagens de celular.

 Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente (05/06), a Fundação SOS Mata Atlântica abre inscrições para seu Concurso de Fotografia. Qualquer pessoa maior de 18 anos e residente no Brasil pode concorrer com até cinco trabalhos. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo site www.concursososma.com.br até 5 de agosto. A iniciativa é patrocinada pela Sanofi, empresa farmacêutica que tem como estratégia de Responsabilidade Corporativa a gestão responsável da água.

O Concurso SOS Mata Atlântica de Fotografia tem como objetivo estimular a observação e valorização da Mata Atlântica por meio da fotografia. As imagens podem retratar a  exuberância da floresta – mostrando a relevância das matas, dos parques e reservas e a  relação da sociedade com esses espaços, como no turismo e no lazer. Também é possível registrar a situação da água e sua importância para a vida das pessoas, além de cenas que  ressaltam o valor e a beleza do mar e de toda vida marinha.

Entre os critérios de avaliação estão qualidade técnica, composição, originalidade e impacto. Não serão aceitos trabalhos já premiados, manipulados ou fotomontagens.

Um júri técnico escolherá as 30 obras finalistas, que serão apresentadas em uma exposição no fim deste ano. E uma votação popular definirá os seis melhores trabalhos – os três primeiros serão premiados com viagens para paraísos nacionais. Veja detalhes da premiação:

1º lugar – Viagem com acompanhante para a Área de Proteção Ambiental Costa dos Corais (Tamandaré/PE ou Porto de Pedras/AL) + equipamento fotográfico – Câmera Canon Rebel T7 (kit) ou equivalente.

2º lugar – Viagem com acompanhante para o Parque Nacional do Iguaçu (Foz do Iguaçu/PR) + equipamento fotográfico – Câmera Canon Rebel T7 (kit) ou equivalente.

3º lugar – Viagem com acompanhante para a Área de Proteção Ambiental de Cairuçu (Paraty/RJ) l + equipamento fotográfico – Câmera Canon Rebel T7 (kit) ou equivalente.

4º ao 6º lugar – Equipamento fotográfico – Câmera Canon Rebel T7 (kit) ou equivalente.

Para Marcia Hirota, diretora-executiva da SOS Mata Atlântica, outro grande objetivo do concurso é chamar a atenção para a relação do brasileiro com a Mata Atlântica a partir das características do bioma. “Apesar de a maioria da população viver em área de Mata Atlântica, essa floresta ainda não é notada por todos. Queremos estimular que cada pessoa registre seu olhar e desperte sua percepção sobre a importância da Mata Atlântica e suas causas mais urgentes. Revelar a beleza e os desafios do bioma pode fazer a diferença para a sua conservação“, acredita ela.

A Mata Atlântica é a casa de 72% da população e oferece serviços essenciais para a sobrevivência e bem-estar de todos – contribui para a produção de água que abastece as cidades, produção de alimentos, regulação do clima, melhoria da qualidade do ar, além de resguardar a história e oferecer espaços de lazer e recreação. Único bioma protegido por lei, é o mais ameaçado do Brasil – são apenas 12,4% da área original e 80% do que resta está em áreas privadas.

Entre as causas mais urgentes para a conservação da Mata Atlântica, está a restauração das áreas degradadas e a valorização dos parques e reservas. Cuidar da mata também significa oferecer água limpa para todos e proteger o mar, pois 14 dos 17 estados que abrangem o bioma são costeiros. “Além de destacar a fauna e a flora, as fotografias também podem alertar para o desmatamento e a poluição dos rios e mares“, sugere Marcia.

O apoio da Sanofi à iniciativa faz parte da estratégia da empresa de fomentar ações colaborativas e educativas que auxiliem a causa hídrica no Brasil, como  a preservação de nascentes de rios e águas subterrâneas, e seu uso responsável.

“Acreditamos que o concurso pode ajudar na conscientização e melhor compreensão dessa inter-relação entre floresta e água e da importância da conservação e preservação destes dois bens naturais“, destaca Márcia Goraieb, diretora de Comunicação e Responsabilidade Corporativa da Sanofi. A companhia também já apoiou o projeto Florestas do Futuro, da Fundação SOS Mata Atlântica, com a restauração de mata devastada por meio do plantio de 15 mil mudas de espécies nativas do bioma da região de Campinas, área considerada prioridade para o projeto Nascentes, do Governo do Estado, e onde fica uma das fábricas da empresa.

Mais informações sobre o Concurso em www.concursososma.com.br.

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

× Fale com os gestores