quinta-feira , 18 abril 2024
Capa » Notícias » No Sindusfarma, Anvisa afirma que RDC 208 vai dar previsibilidade e melhorar prazos

No Sindusfarma, Anvisa afirma que RDC 208 vai dar previsibilidade e melhorar prazos

A convite do Sindusfarma, o gerente-geral de Portos, Aeroportos, Fronteiras e Recintos Alfandegados da Anvisa, Marcus Aurélio Miranda Araújo, orientou as empresas do setor sobre a Resolução RDC nº 208/2018, que simplifica procedimentos para a importação de bens e produtos sujeitos à Vigilância Sanitária.

“A Anvisa tem como objetivo principal dar previsibilidade para o setor e melhorar a questão dos prazos, focando mais em risco sanitário”, disse Marcus Aurélio no encontro realizado na quarta-feira (31), que lotou o auditório da entidade.

Incorporando várias sugestões do Sindusfarma, a RDC 208/18 contribui para a redução de custos de armazenagem e tempo de liberação de cargas da indústria farmacêutica em portos e aeroportos. A medida revisa e revoga vários itens da RDC nº 81/2008.

O encontro foi coordenado pela diretora de Assuntos Regulatórios do Sindusfarma, Rosana Mastellaro, e contou com a participação de Ricardo de Nóbrega, gerente de Comércio Exterior da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec) e Cristiano Gregis, coordenador da Coordenação de Gestão da Informação do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária da Anvisa.

Alinhamento

Em 2009, a entidade publicou o Manual de Comércio Exterior, que serviu de referência para que os postos de CVS/PAF de todo o Brasil alinhassem os requisitos regulatórios estabelecidos pela RDC 81/2008.

Em 2017, o Sindusfarma promoveu diversas reuniões entre as empresas associadas e a Anvisa,  encaminhando vários pleitos e contribuições para melhoria dos prazos, que  eram muito longos e comprometiam o setor farmacêutico, prejudicando o acesso da população a medicamentos e produtos para a saúde.

Em especial, a entidade apoiou e colaborou com a iniciativa inovadora da Diretoria de Monitoramento da Anvisa, dirigida pelo Dr. William Dib, relacionada à liberação remota e à proposta de revisão da RDC 81/2008.

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

× Fale com os gestores