quinta-feira , 28 março 2024
Capa » Notícias » Butantan celebra Dia Nacional da Imunização com teatro infantil e atividade interativa sobre HPV

Butantan celebra Dia Nacional da Imunização com teatro infantil e atividade interativa sobre HPV

O Instituto Butantan, um dos maiores centros de pesquisa do país e que faz parte da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, realiza, no próximo sábado (9), uma série de atividades em celebração ao Dia Nacional da Imunização.  Um dos destaques será a apresentação infantil de uma peça teatral inspirada nos personagens clássicos do Sítio do Picapau Amarelo, de Monteiro Lobato, que falarão de forma lúdica sobre os benefícios da vacina contra a gripe.

No sábado, também será lançada a atividade interativa “Conhecendo o HPV por Dentro e Por Fora”, que visa sensibilizar adultos, especialmente os jovens e os pais, sobre a importância da prevenção ao vírus HPV por meio da vacinação. Cerca de 20% das mulheres infectadas com o vírus podem desenvolver o câncer de colo de útero, por exemplo.  Tanto a vacina contra a gripe quanto a vacina contra o HPV fazem parte do calendário anual de vacinação do Ministério da Saúde, que disponibiliza a imunização gratuitamente de acordo com faixas etárias específicas definidas pelo próprio Ministério.

Outras atividades recreativas, como aulas de dança e oficinas lúdicas, também serão realizadas ao longo do sábado gratuitamente para crianças, adolescentes e adultos visando promover saúde e bem-estar.

As atividades foram organizadas pela Comissão do Programa “100 Anos da Gripe Espanhola – Imagine o Mundo Sem Vacinas”, que vem promovendo uma série de eventos ao longo do ano. “O nosso intuito é levar ao público visitante informações sobre a importância da vacinação, de uma forma lúdica e educativa”, afirmou Luciana Monaco, presidente da comissão. Segundo estimativas da Organização Mundial de Saúde, a vacinação em massa consegue evitar a morte de 2 a 3 milhões de pessoas no mundo.

PROGRAMAÇÃO

PEÇA TEATRAL – “EMÍLIA E CIA DO SÍTIO DO PICA-PAU AMARELO NO INSTITUTO BUTANTAN: VACINA QUE PROTEGE!”

O que é: peça teatral na qual os personagens do clássico Sítio do Picapau Amarelo, de Monteiro Lobato, visitam o Instituto Butantan pela primeira vez e, por meio desta vivência, descobrem os benefícios da vacina da gripe e como ela é importante para nos proteger.

Horário: sessões às 11h30 e às 14h30

Local: auditório do Centro de Difusão Científica (CDC), no Butantan

Público-alvo: crianças de até 12 anos

Como participar: a entrada é gratuita, mas é necessário retirar senha no local, com 30 minutos de antecedência

OFICINAS INFANTO-JUVENIS DA COMPANHIA LÚDICA

O que é: atividades lúdicas e de recreação como camarins com pintura facial, cantinho da arte, oficina de escultura de balão, etc.

Horário: ao longo do dia

Local: gramado do parque no Butantan

Público-alvo: crianças e jovens de 2 a 14 anos

Como participar: entrada livre

ABERTURA DA ATIVIDADE INTERATIVA “CONHECENDO O HPV POR DENTRO E POR FORA”

O que é: atividade interativa com vídeos e materiais que tratam da importância da inserção da vacina contra o HPV no calendário do Ministério da Saúde, gratuitamente para a população.

Horário: das 10h às 16h30

Local: Museu de Microbiologia do Butantan

Público-alvo: adolescentes, jovens e adultos

Como participar: para visitar os museus do Butantan, é necessário obter entradas na bilheteria

AULAS DE DANÇA

O que é: aulas de ritmo, fitdance, axé, retrô e funcional

Horário: ao longo do dia

Local: gramado do parque, no Instituto Butantan

Público-Alvo: adolescentes e adultos

Como participar: entrada livre

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

× Fale com os gestores