quinta-feira , 25 abril 2024
Capa » Farmácias e Medicamentos » Abrafarma divulga ranking das redes associadas

Abrafarma divulga ranking das redes associadas

Pelo sétimo ano consecutivo, a Raia Drogasil se mantém no topo dos grupos farmacêuticos com o maior faturamento no varejo. O resultado faz parte do levantamento realizado pela mais representativa entidade do setor – a Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma), que congrega as principais empresas de varejo farmacêutico nacional e concentra 41,6% das vendas de medicamentos no país. O estudo avaliou o desempenho em 2017 nos quesitos de vendas, atendimentos, quantidade de pontos de venda e faturamento por loja.

A Drogaria Pacheco São Paulo vem se destacando em faturamento em segundo lugar desde 2011. É seguida pelas Farmácias Pague Menos, que se mantêm na terceira colocação há seis anos. As Farmácias São João, que se associaram à entidade no ano passado, ocupam o quarto lugar.

Em relação ao número de atendimentos de clientes e pontos de vendas, as quatro maiores varejistas reproduzem classificações idênticas ao quesito de faturamento, com a liderança da Raia Drogasil. Os dados foram compilados pela Fundação Instituto de Administração (FIA-USP).

A BR Pharma caiu de sexto para o 13º lugar, em relação ao faturamento; e da quarta para a 11ª posição, em número de atendimentos. “A venda das bandeiras do grupo impactou diretamente na receita”, justifica Sergio Mena Barreto, presidente executivo da Abrafarma.

Quando o estudo analisa o faturamento por lojas, nenhuma das maiores redes lidera o ranking. A primeira colocação fica com a Drogaria Venâncio (RJ), seguida da Drogaria Araujo (MG) e A Nossa Drogaria (RJ) – cujas posições permanecem inalteradas desde 2015. O levantamento também destaca o crescimento em faturamento da rede Extrafarma, que subiu da sétima para a sexta colocação. A Panvel permanece como a quinta rede em número de lojas, mas saltou do oitavo para o sexto lugar em número de atendimentos.

Em 31 de dezembro de 2017, as 25 redes associadas à Abrafarma tinham 7.240 mil lojas em todos os estados brasileiros mais Distrito Federal, e realizaram mais de 885 milhões de atendimentos.

Confira os resultados completos dos Grupos:

Ranking Abrafarma – Faturamento
Somatório de vendas (12 meses/ até 31 de dezembro de 2017)
Para acessar a imagem em alta resolução, clique aqui

Ranking Abrafarma – Atendimentos
Quantidade de PDVs em 31 de dezembro de 2017
Para acessar a imagem em alta resolução, clique aqui

Ranking Abrafarma – Número de Lojas
Quantidade de PDVs em 31 de dezembro de 2017
Para acessar a imagem em alta resolução, clique aqui

Ranking Abrafarma – Faturamento por Loja
Quantidade de PDVs em 31 de dezembro de 2017
Para acessar a imagem em alta resolução, clique aqui

* Resultados consolidados da BR Pharma (Big Ben e Santana) e D1000 Varejo Farma (Drogasmil e Rosário)

Sobre a Abrafarma

Fundada em 1991, a Abrafarma reúne as 25 maiores redes de farmácias do país, que contam com 7.240 lojas em todos os estados brasileiros e Distrito Federal. As redes associadas representam 41,6% das vendas de medicamentos no país, tendo realizado mais de 885 milhões de atendimentos em 2017, com vendas totais de R$ 44,4 bilhões. A associação tem como objetivo o aprimoramento das empresas filiadas, a preservação da imagem institucional, o relacionamento com entidades públicas, governo e fornecedores, além de apoio jurídico e pesquisa de mercado para o aperfeiçoamento das atividades.

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

× Fale com os gestores