terça-feira , 24 abril 2018
Capa » GMP » Controle de qualidade na indústria farmacêutica
Controle de qualidade na indústria farmacêutica

Controle de qualidade na indústria farmacêutica

O controle de qualidade na indústria farmacêutica é muito importante para garantir a qualidade e a segurança dos produtos, por isso, na indústria deve ser adotada a gestão da qualidade farmacêutica.

É preciso controlar a qualidade dos seus produtos que vão desde a matéria-prima utilizada até a fabricação.

A análise do medicamento é realizada no laboratório da indústria, pois é um ponto muito importante para garantir a qualidade do produto e a segurança da população que irá consumir.

Essa preocupação com os produtos se deu devido aos acontecimentos dos medicamentos falsificados e adulterados. Por outro lado, pode acontecer uma falha durante o processo, ou outros fatores que podem danificar o medicamento.

O controle da qualidade na indústria farmacêutica tornou-se parte do processo industrial. Confira a seguir o que você aprenderá hoje aqui:

Gostou do que você vai ver hoje aqui neste incrível artigo? Então compartilhe-o para que assim mais pessoas fiquem por dentro deste assunto, basta clicar nos botões no lado ou no topo da página.

Não esqueça de conferir também nosso cadastro para treinamentos, cursos e consultoria. Preenchimento gratuito e sem compromisso.

Como é feito o controle de qualidade

Na indústria o controle de qualidade começa a atuar desde análise dos insumos e materiais de embalagens que serão empregados, passando pelos produtos intermediários da produção.

A análise também é feita depois que o produto está finalizado e ajuda na escolha do transporte e do armazenamento adequado para garantir a segurança, eficácia e a qualidade dos produtos até o consumo do mesmo pelo o paciente.

Com ajuda do controle de qualidade na indústria farmacêutica ficou mais fácil identificar possíveis problemas como desvio de processos, e a determinação de mudanças que devem ser feitas ou até mesmo interromper a fabricação.

Regulamentação da indústria

A indústria farmacêutica antes de começar a produção dos medicamentos precisa está regulamentada. A regulamentação é bastante rigorosa e isso faz com que as indústrias sejam fiscalizadas pela ANVISA.

A fiscalização visa inspecionar as boas práticas da fabricação dos medicamentos como se fosse uma parte integrante do controle de qualidade, visando sempre garantir que os produtos serão distribuídos dentro dos requisitos estabelecidos cumprindo a finalidade a que se propõe que pode ser dividido em controle de qualidade físico-químico e microbiológico.

Essas características são importantes para determinar a qualidade, segurança e eficácia terapêutica dos produtos. Os produtos avaliados por estes parâmetros estão à dose, pureza, perfil de dissolução e desintegração e perfil microbiológico.

Como é feito o auxilio no controle da qualidade

O auxilio no controle da qualidade e no cumprimento das responsabilidades são utilizadas técnicas analíticas cada vez mais sensíveis, exatas e muito precisas tem sido criadas e adotadas.

Para gerar resultados como mais confiança, essas novas técnicas conseguem muita vezes gerar resultados mais rápidos e com bastante economia dos recursos naturais.

Apesar do aspecto técnico que envolve o tema e de buscar melhorar os processos industriais, a principal responsabilidade do controle de qualidade deve ser com os pacientes.

Conclusão

Como você observou o controle de qualidade na indústria farmacêutica é uma ferramenta necessária para garantir a segurança dos produtos.

Além desse, controle a ANVISA também ajuda a controlar a produção dos medicamentos com objetivo de assegurar que os medicamentos serão eficazes para os consumidores.

Se você gostou deste artigo novamente lhe peço para compartilhar ele com seus amigos, basta clicar nos botões abaixo, ao lado ou no topo da sua tela.

Cada vez que você compartilha, este material se torna mais relevante para o Google e assim, nós poderemos estar alcançando e ajudando mais pessoas, e você terá feito parte disto.

Desejamos a você muito sucesso e um grande abraço, até a próxima!

Referências:

http://drquality.com.br/http://pfarma.com.br/farmaceutico-industrial/152-o-sistema-de-gestao-da-qualidade-e-sua-importancia-na-industria-farmaceutica.html

http://obviousmag.org/essa_metamorfose_ambulante/2017/a-importancia-do-controle-de-qualidade-de-medicamentos.html

https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/medicina/controle-de-qualidade-na-industria-farmaceutica/24910

Fonte: http://drquality.com.br/

Inscreva-se já no Curso de Validação de Sistemas Computadorizados da Doctor Quality, Treinamentos com seriedade. APENAS 10 VAGAS!!! Em Mogi das Cruzes – SP nos dias 27 e 28 de abril, das 09:00h até as 18:00h Inscrições www.drquality.com.br/inscricoes-abertas

 

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*