quarta-feira , 20 junho 2018
Capa » Cadeia fria » T-Systems e Roambee lançam solução de monitoramento de cargas em tempo real

T-Systems e Roambee lançam solução de monitoramento de cargas em tempo real

A T-Systems Brasil, provedora alemã com amplo portfólio digital de soluções e serviços de TI, e a Roambee, empresa do segmento de Internet das Coisas (IoT), smart logistics e monitoramento de ativos, acabam de anunciar a primeira solução em IoT para entrega de pacotes e gerenciamento de ativos. A BeeBeacon é a primeira tecnologia de monitoramento móvel que combina as tecnologias BLE/Wi-Fi/GSM com os Beacons para fornecer visibilidade ao conteúdo do pacote e gerenciamento de ativos.

Trabalhando com a plataforma IoT Honeycomb (Colmeia) da Roambee e aplicativo móvel para smartphones, o novo BeeBeacon e o Bee, hardware que atua como ponto de acesso, fornecem inteligência em tempo real para empresas globais monitorarem condições físicas de mercadorias e seus ativos em locais fechados, abertos e em trânsito. A Roambee transforma a cadeia de suprimentos em um negócio completamente digitalizado com uma abordagem pay-as-you-go, que elimina investimentos iniciais pesados e habilita a utilização em grande escala.

A solução será oferecida pela T-Systems Brasil às empresas locais. De acordo com Luis Fernando Tadei, head de Digital Transformation da T-Systems Brasil, além da oferta, a companhia oferecerá também um módulo para a montagem da solução nos clientes. “As empresas brasileiras poderão utilizar nossa nuvem e o nosso time de integração para integrar a solução a outros sistemas”, diz. Para Tadei, o BeeBeacon dá aos seus usuários mais flexibilidade, já que permite atender cargas muito pequenas, como caixas de sapatos.

De acordo com o 2017 Supply Chain Worldwide Study, 77% das empresas tem pouca ou nenhuma visibilidade em sua cadeia de suprimentos. Para a maioria, as soluções encontradas no mercado para essa questão não atendem a todas as necessidades. O RFID, por exemplo, tem se mostrado uma tecnologia complexa e muito cara. Já o GPS não oferece monitoramento de condições e os beacons convencionais têm limitadores para o monitoramento de condições.

Os BeeBeacons e o Bee ajudam empresas a localizar rapidamente pacotes ao redor do mundo e a enviar sinais quando riscos de danos e adulteração estão presentes em armazéns, do lado de fora em pátios de equipamentos e em cada ponto durante o deslocamento da mercadoria. “Funcionando junto com o Roambee Bee, o BeeBeacon traz níveis inéditos de inteligência em tempo real, para realizar a transformação digital das empresas”, destaca Sanjay Sharma, CEO da Roambee. “Esta é somente uma das soluções end-to-end em IoT da Roambee desenhada para transformar a cadeia de suprimentos de transações do dia a dia para previsões mais eficientes e para transformar centros de custo em centros de lucro”.

Alcançando a visibilidade de todos os pacotes

Os BeeBeacons, anexados a pacotes individuais e ativos móveis, transmitem a localização e também as condições físicas dos itens para os Bees em trânsito ou armazenados, em tempo real, através do protocolo Bluetooth Low Energy (BLE). Os Bees, seja em local fixo ou em trânsito, enviam dados para a plataforma de API IoT Honeycomb (Colmeia) da Roambee, que agrega essas informações e as disponibiliza pelo portal e pelo app da Roambee.

  • Cadeia de suprimentos digitalizado alimenta o crescimento da empresa: a solução end-to-end da Roambee ajuda empresas a trabalhar de forma inteligente a eficiência operacional e a alcançar crescimentos tangíveis na produtividade.
  • Monitoramento de condições ao redor do globo: Existem dois tipos de modelos iniciais de BeeBeacon. O primeiro monitora localização (histórico de movimentos, tempo ocioso, visibilidade geográfica e ETA) mais exposição a luz (adulteração), enquanto o outro monitora a localização, desvio de temperatura e umidade (deterioração).
  • Dados acionáveis em tempo real: BeeBeacon transmitem dados em tempo real, quantas vezes for necessário, resultando em previsão de acontecimentos e em uma empresa mais digitalizada.
  • Fácil de usar / Escalável: BeeBeacons estão prontos em formato plug-and-go, e podem se conectar a sistemas existentes no ecossistema da Roambee ou com outros gateways de terceiros, bem como em outras plataformas, por meio de APIs.

Modelo acessível “Pay-As-You Go” permite escalonamento

Este modelo on-demand da Roambee, serviço pay-as-you-go, pode custar apenas US$ 1 por mês. O BeeBeacon é o primeiro dispositivo a oferecer monitoramento do conteúdo de pacotes por apenas alguns centavos por dia. Com um custo baixo e sem investimento inicial, qualquer empresa pode escalonar a solução rapidamente ao monitorar milhares de pacotes e, assim, perceber imediatamente o retorno no investimento.

“O serviço não gera nenhum atrito na integração com sistemas ERP, WMS, TMS ou roteirizadores. A Roambee traz o monitoramento por unidade da carga”, explica Sharma. “Por exemplo, um pacote da cadeia fria da logística leva três dias para viajar de caminhão da Califórnia para Nova York, custando aproximadamente 21 centavos de dólar com a solução da Roambee. Durante o trajeto, os clientes são informados imediatamente quando a temperatura do produto chega ao seu limite máximo em uma zona de segurança e correções ou ações podem ser tomadas rapidamente antes que o produto seja comprometido. O ROI é inegável. Além disso, esta nova inteligência adquirida permite que as empresas tomem medidas de prevenção para ampliar suas economias e impulsionar o crescimento”.

A Roambee está em fase de testes pilotos para essa solução com clientes corporativos globais, em conjunto com outras empresas, estamos utilizando a solução end-to-end da Roambee com os novos BeeBeacons para melhorar a previsão de ETA (estimativa de tempo de chegada), a gestão do inventário JIT (Just In Time), eliminar interrupções, reforçar a segurança, reduzir riscos e melhorar a previsão de demanda.

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*